ABBR

ABBR

Na data de 05 de agosto de 1954, o arquiteto Fernando Lemos e o grande empresário Percy C. Murray congregaram um grupo da elite social do Estado em torno do nobre ideal de proporcionar aos deficientes físicos um atendimento médico diferente, pois englobaria todas as modalidades de assistência médico-social, até a conquista de sua independência e consecução de emprego remunerado. Em 1957 foi inaugurado o Centro de Reabilitação - ABBR.

A ABBR começa a crescer e aprimorar-se com a criação pioneira da Escola de Formação Profissional de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, nos moldes do currículum da Escola de Reabilitação da Universidade de Colúmbia, em Nova Iorque

A Escola de Reabilitação e o Centro de Reabilitação da ABBR nasceram sob a inspiração da filantropia com o concurso diuturno e gratuito para muitos médicos que, ao longo de décadas, militaram, formando os novos profissionais, no atendimento médico de pacientes carentes de reabilitação.

Em constante progresso a ABBR através de suas instalações sempre inovou no atendimento. As Legionárias têm tido participação importante na história da ABBR.

Desde setembro de 1999, a ABBR entrou em um processo de reformulação, modernizando suas instalações e proporcionando aos pacientes novos recursos especializados.

A despeito da sua imensa folha de serviços prestados à comunidade, a ABBR, infatigável, continua porfiando pelo atendimento, cada vez melhor, de todas as pessoas que batem à sua porta. Continua lutando, com intrepidez e muito zelo, pela redenção dos nossos cidadãos atingidos por lesões, tênues ou graves. Seu sublime propósito persiste sendo reabilitar. ABBR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA BENEFICENTE DE REABILITAÇÃO - é considerada de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal pela Lei nº 892, de 14 de novembro de 1957 e Decreto Lei nº 43.890 de 10 de junho de 1958, respectivamente, e reconhecida, por toda a sua ação pioneira nas atividades de Reabilitação, como Centro de Referência Nacional e Instituição de Notório Saber.

É uma entidade de direito privado, criada a partir da união de idéias e esforços de pessoas em torno de um propósito sem finalidade lucrativa.

A Instituição atua, primordialmente, no Estado do Rio de Janeiro, em função da multidisciplinaridade e integralidade de tratamentos em reabilitação e seus serviços são prestados a crianças, jovens, adultos e idosos.

admin
Adilson Camargo
Presidente da Associação de Medicina Física e Reabilitação
Traumato - Ortopedista
Medico Desportiva