Sobre

Sobre nós

A AMFRRJ é formada por médicos fisiatras e tem como principais objetivos congregar, incentivar e defender o exercício desta especialidade médica.

A AMFRRJ disponibiliza neste website um apanhado de informações para profissionais médicos, residentes e estudantes e público leigo que visam adquirir conhecimentos a respeito da especialidade e da atuação do fisiatra.

Em caso de dúvidas, sugestões ou para o envio de conteúdos para publicação no website da AMFRRJ, por favor, utilize nosso formulário de contato.

Resumo da História da Fisiatria no Rio de Janeiro

Fisiatria - Medicina Física e Reabilitação - é a especialidade médica dedicada a reabilitação do incapacitado, devido a doenças ou traumas, sendo o Fisiatra o médico que exerce a Fisiatria.

A Medicina Física e Reabilitação/ Fisiatria , no Rio de Janeiro, teve inicio em 1852/1854, no Hospital Pedro II, ao serem criadas as oficinas de sapateiro, alfaiate, florista e de desfiar estopa para os pacientes com deficiências mentais como forma de terapia ocupacional.

Entre os anos de 1879 e 1983, foram criados os Serviços:

  • Hidroterapia - Hydrotherapium - que recebeu, mais tarde, o nome de Casa das Duchas. Nesse serviço, chefiado pelo Dr. Luciano Rossi, eram realizadas massagens, banhos de vapor, banhos medicinais e duchas
  • Eletricidade Médica, chefiada pelo Dr. Ribeiro de Mendonça

Ambos os serviços funcionavam no Hospital geral da Santa Casa de Misericórdia do rio de Janeiro.

No ano de 1888 surge o Dr. Arthur Silva, ainda como acadêmico de medicina, no inicio de sua especialização fisiatrica, no sErviço de Eletricidade médica, trabalhando com o Dr. Ribeiro de Mendonça, a quem veio a suceder na chefia do serviço. O Dr. Arthur Silva foi o introdutor do chamado "método brassileiro" para o tratamento de aneurismas torácicos (luéticos) utilizando a ionização - iontoforese ( corrente galvânica) com iodeto de sódio. Há referencias do atendimento de cerca de 500.000 pacientes, pelo dr. Arthur Silva, durante os 50 anos em que trabalhou naquele serviço.

Em 1927 o Dr. Aníbal Varges elabora o trabalho original "Galvanodiatermoterapia e Galvanodiatermoionoterapia"apresentado à Academia Nacional de Medicina pelo Prof. Henrique Roxo.

Dra. Nise da Silveira cria em 1944, o Serviço de Terapia Ocupacional do Hospital Pedro II / RJ.

No ano de 1947, Dr. Camilo Manuel Abud, organiza o primeiro Serviço de Fisioterapia, moderno, no Hospital Carlos Chagas/RJ

Em 1950, o Dr. Waldemar Bianchi reabre o Serviço de Fisioterapia do Hospital geral da Santa Casa da misericórdia do Rio de Janeiro.

O ano de 1954 marca a Fisiatria do Rio de janeiro através da fundação da Sociedade Brasileira de Fisioterapia, hoje denominada Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação. Os Drs. Waldemar Bianchi, Odir Mendes Pereira, Raimundo Edson de Araújo Leitão, Élvio Fuser estão entre os seus fundadores. Em 1954 é fundada a Associação brasileira Beneficiente de Reabilitação (ABBR) pelo Dr. Fernando Lemos. O ano de 1972 marca a fundação da Academia Brasileira de Medicina de Reabilitação, pelos Drs. R. E.de Araújo Leitão, Odir Mendes, Ismar Fernandes, J.Samarão e Hilton Baptista. Ainda no mesmo ano, a Fisiatria é reconhecida pela Associação Médica Brasileira como especialidade médica, atualmente fazendo parte do seu Conselho Deliberativo.

Por motivo da fusão dos Estados da Guanabara e Rio de Janeiro se justificou as extinções das SBMFR - Regional Guanabara e Sociedade Fluminense de Medicina Física e Reabilitação e a necessidade imediata da fundação de uma nova regional. Em 22 de maio 1975 foi fundada a Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação - Regional Rio de Janeiro.

Requisitos mínimos

Os requisitos mínimos para inscrever-se são:

  1. Estar formado a no mínimo dois anos;
  2. Estar inscrito no Conselho Regional de Medicina;
  3. Condições alternativas (deverá satisfazer pelo menos uma delas):
  4. Ter concluído residência médica em Medicina Física e Reabilitação;
  5. Ter concluído curso de Especialização em Medicina Física e Reabilitação com duração mínima de 02 anos;
  6. Ser formado no mínimo há três anos e ter realizado estágio em Serviço de Fisiatria com orientação de fisiatra titulado;
  7. Ter pós-graduação em Medicina Física e Reabilitação;
  8. Avaliação ocorre durante dois dias nos seguintes itens:
  9. Prova Teórica;
  10. Prova prática com pacientes;*
  11. Prova prática com aparelhos;**
  12. Análise de currículo;
  13. Análise de trabalho científico ou monografia na área de Medicina Física e Reabilitação;

* - Avalia a capacidade do titulando em atendimento, avaliação, diagnóstico e conduta e consta da observação do atendimento de pelo menos dois pacientes seguido de argüição sobre a afecção diagnosticada.

** - Avalia o conhecimento do titulando acerca de meios físicos, órteses, próteses, meios auxiliares de locomoção e adaptações funcionais.

admin
Dr. Adilson Camargo
Presidente da Associação de Medicina Física e Reabilitação do Rio de Janeiro - AMFRRJ
Traumato - Ortopedia
Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro (SMERJ)